Blog

Conheça um pouco sobre o Dr. Márcio Medeiros

Dr. Márcio F. C. Medeiros integra a equipe médica do Hospital do Coração de Alagoas e da Angioneuro, é especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (SOBRICE/CRB).
A conclusão em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas ­– UFAL, em 2001, foi o início da carreira de médico do Dr. Márcio Medeiros. Buscando uma formação complementar em sua profissão, cursou duas residências médicas: a primeira, em Cirurgia Geral (2002-2004), no Hospital Heliópolis, em São Paulo-SP; a segunda, em Cirurgia Vascular (2004 – 2006), no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo-SP. Em seguida, prosseguiu seu treinamento de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular nesse mesmo instituto. No ano de 2012, concluiu a pós-graduação em Neurologia Vascular, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre-RS.
Títulos

  • Especialista em Cirurgia Vascular – RQE 2313
  • Especialista em Cirurgia Endovascular – RQE 2462
  • Especialista em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular – RQE 2463
  • Pós graduação em Neurologia Vascular

Atividades Associativas

  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.

Entrevista com o DR. MÁRCIO MEDEIROS
Por apresentarem uma atuação muito especializada, a Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular são pouco conhecidas pelo público geral. Confira abaixo informações importantes sobre as especialidades de atuação do Dr. Márcio Medeiros:
Em quais aspectos a radiologia intervencionista pode ajudar na cura/tratamento de doenças?
Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica que atua através de procedimentos minimamente invasivos nos diversos sistemas e órgãos do corpo humano. Isto é possível porque visualizamos a área a ser tratada através de métodos de imagem como tomografia, ultrassonografia e imagens de raio x.
Como são realizados esses procedimentos?
É possível realizar procedimentos complexos sem a necessidade de incisões, pois realizamos o procedimento por pequenas punções guiadas por esses métodos de imagem. Literalmente, vemos o que estamos fazendo através de imagens. Para tanto, utilizamos cateteres, guias, balões, stents, molas e outros dispositivos.
Quais as vantagens desse procedimento?
Através dessa técnica, há uma recuperação mais precoce e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A maioria desses procedimentos é realizado sob anestesia local e sedação, reduzindo o risco de complicações anestésicas.
Qual a diferença entre a cirurgia vascular e endovascular?
A cirurgia endovascular é a utilização das técnicas minimamente invasiva da radiologia intervencionista aplicada às doenças vasculares, realizando procedimentos no interior dos vasos, sem a necessidade das incisões que a cirurgia vascular convencional necessita. Assim podemos tratar aneurismas e obstruções dos vasos de todo o corpo sem a necessidade de grandes incisões.
Em quais doenças podemos indicar esta técnica?
São muitas as doenças que podemos tratar  e por isto estamos conectados com as demais especialidades médicas. As indicações mais frequentes são angioplastias, tratamento de aneurismas, tratamento de miomas uterinos, tratamento de tumores hepáticos, tratamento de hemorragias em geral, tratamento do acidente vascular cerebral e muitos outros procedimentos.

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital