Blog

Entrevista com o Dr. Márcio Medeiros

Por apresentarem uma atuação muito especializada, a Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endo-vascular são pouco conhecidas pelo público geral. Confira abaixo informações importantes sobre as especialidades de atuação do Dr. Márcio Medeiros:

Quais os aspectos em que a radiologia intervencionista pode ajudar na cura/tratamento de doenças?
Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica que atua através de procedimentos minima-mente invasivos nos diversos sistemas e órgãos do corpo humano. Isto é possível porque visualizamos a área a ser tratada através de métodos de imagem como tomografia, ultrassonografia e imagens de raio x.

Como são realizados esses procedimentos?
É possível realizar procedimentos complexos sem a necessidade de incisões, pois realizamos o proce-dimento por pequenas punções guiadas por esses méto-dos de imagem. Literalmente, vemos o que estamos fazendo através de imagens. Para tanto, utilizamos cateteres, guias, balões, stents e outros dispositivos.

Quais as vantagens desse procedimento?
Através dessas técnicas, há uma recuperação mais precoce e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A maioria desses procedimentos é realizado sob anestesia local e sedação, reduzindo o risco de complicações anestésicas.

Qual a diferença entre a cirurgia vascular e endovascular?
A cirurgia endovascular é a utilização das técnicas minimamente invasiva da radiologia intervencionista aplicada às doenças vasculares, realizando procedi-mentos no interior dos vasos, sem a necessidade das incisões que a cirurgia vascular convencional necessita.

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital