Aula – Dr. Márcio Medeiros

Aula do Dr. Márcio Medeiros sobre tratamento da trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar ministrado no 3º curso de cirurgia vascular da SBACV-AL, na manhã do dia 1 de setembro de 2012.
Durante a Conferência, o Dr Márcio Medeiros teve oportunidade de mostrar os últimos avanços e inovações no tratamento destas doenças. Inicialmente, foi discutido as indicações de recanalização das veias iliacas e femorais trombosadas através de dispositivos de trombectomia mecânica e do uso de agentes trombolíticos, com objetivo de manter as veias com a sua função preservada, envitando as sequelas a longo prazo: edema crônico, úlceras e varizes no membro acometido.
Em seguida, foi demonstrado o fluxograma de tratamento da embolia pulmonar de acordo com a sua gravidade. Nos casos considerados, levas a moderados a anticoagulação é classicamente eficiente, entretanto, nos casos onde há embolização maciça, quadro mais grave da doença, há necessidade de desobstrução das artérias pulmonares seja através de uso de drogas trombolíticas para dissolver os coágulos, seja através de cirurgia endovascular com a fragmentação e aspiração dos trombos. A cirurgia endovascular está indicada quando há contra-indicação ao uso de trombolíticos e anticoagulantes em pacientes com risco de sangramento.
Por fim, foi foi discutido a profilaxia da embolia pulmonar e as indicações de implante de filtro de veia cava para se evitar a embolia pulmonar.
Houve oportunidade dos presentes em debater o amplamente o tema, incluindo discussões, vantagens e desvantagens dos novos anticoagulantes disponíveis no mercado.