Método Permite Recuperação Precoce às Atividades após Cirurgia de Varizes

IMG_3142Foi realizado no dia 9 de Agosto no hospital do Açúcar, treinamento aberto aos Cirurgiões Vasculares do Estado de Alagoas com o especialista nacional de produtos da Corvidien, Alex Silvestre, que explicou a técnica para tratamento endovascular da incompetência da veia safena através de radiofrequência e suas vantagens em relação ao tratamento convencional. Com este método é possível reduzir o tempo de recuperação e permitir um rápido retorno do paciente às suas atividades habituais, sem hematomas e dor. Em alguns casos, está técnica permite o tratamento da veia safena apenas com anestesia local e sedação, sem a necessidade de cirurgia
Após Aula expositiva, foi realizado no centro cirúrgico do Hospital do Açúcar cirurgia de varizes em dois pacientes para demostração da técnica, que permite tratar inclusive veias perfurantes de maneira eficaz e sem as incisões que seriam necessárias para o tratamento convencional. O procedimento é todo guiado por ultrassonografia Vascular com Doppler, que permite o monitoramento em tempo real de todo o tratamento.
Estiveram presentes ao evento os Cirurgiões Vasculares José Petrúcio, Márcia Caroline, Ricardo Augusto, Janaína Ferreira, Lídia Clotilde, Marden Spíndola, Marcos Correia e Márcio Medeiros. Dr. José Luna, atual Presidente da seccional de Alagoas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, também prestigiou o evento no período da tarde.  Todos os presentes puderam observar na prática o funcionamento do dispositivo. Agora a população alagoana já pode contar com esta técnica, largamente utilizada no restante do país.
Agradecimentos:
Ao Centro de Radiologia Intervencionista e Neurorradiologia – Angioneuro pela cessão do aparelho de ultrassonografia para  realização do procedimento.
Ao Hospital do Açúcar por disponibilizar a sala para realização das cirurgias.