Risco de Rotura do Aneurisma de Aorta Abdominalde acordo com o diâmetro
Portadores de Aneurisma de Aorta têm risco aumentado de ruptura diretamente proporcional ao diâmetro máximo do aneurisma medido em corte transverso. Outros fatores influenciam no risco de ruptura, como a taxa de crescimento ao ano e tabagismo.
O tratamento endovascular é um alternativa muito menos invasiva que o tratamento aberto convencional, sendo realizado através de pequenas incisões na virilha. Desde que em mãos treinadas, este método apresenta baixa taxa de complicações.
A seguir segue o exemplo de um paciente tratando por via endovascular de aneurisma de aorta abdominal, e suas tomografia pré-operatória e no controle de 30 dias.
Aneurima de Aorta Abdominal
Aneurisma de Aorta Envolvendo as Artérias Renais
Uma das maiores dificuldades técnicas para o tratamento endovascular é o envolvimento de artérias renais no aneurisma, quando a origem destas artérias ocorre dentro da aorta dilatada.
Assim, para que ocorra uma correta fixação da endoprótese na parede da aorta, é necessário liberá-la acima da origem das artérias renais. No caso a seguir, Para evitar a oclusão das artérias renais confeccionamos orifícios laterais na endoprótese (fenestração) para manter o fluxo das artérias renais. Para tanto, introduzimos um stent em cada artéria renal.
Aneurisma Tóraco-abdominal
Aneurisma Tóraco-abdominal
Dr. Márcio F C Medeiros
CRM/AL 5031
Especialista em Radiologia intervencionista pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular/ Colégio Brasileiro de Radiologia (SOBRICE/CBR