No dia mundial da saúde falamos da importância de envelhecer com qualidade

Hoje é dia mundial da saúde e resolvi falar de um assunto que é essencial para que possamos envelhecer com qualidade de vida.
Alguns fatores são fundamentais quando pensamos numa vida mais saudável como bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro.
Mas, para chegar na terceira idade com qualidade devemos manter bons hábitos também durante a vida madura.
Estudos consideram ser comum uma queda na percepção de qualidade de vida após a aposentadoria, por conta da interrupção das atividades físicas, mentais e intelectuais. Desta forma, é necessário que exista uma organização para os anos da velhice, quando ainda se está em plena atividade, a fim de reduzir o impacto causado pela inatividade.
O equilíbrio é fundamental para tornar o processo de envelhecimento ainda mais tranquilo. É bastante comum idosos serem acometidos por doenças crônicas específicas da idade, mas as atividades de lazer e cuidados com a saúde não podem deixar de existir em nenhuma fase da vida.
Também é de estrema importância realizar o tratamento desde cedo de fatores de risco para doenças cardiovasculares como diabetes, hipertensão e colesterol elevado, bem como parar de fumar.
Pacientes com doenças crônicas devem procurar seus médicos regularmente para acompanhamento.
Além disso, quem entra na terceira idade precisa de algumas necessidades básicas como segurança física, financeira e emocional. O afeto, simpatia, amor e reconhecimento social são básicos para a percepção da autoestima. Desta forma, a necessidade de amor e afeto deve ser considerada como indicador de qualidade de vida.
Para envelhecer com saúde e qualidade de vida cultive amizades e a família sempre por perto, faça alguma atividade física, tenha contato com pets de estimação, eles promovem o bem-estar emocional e não se esqueça de cuidar da sua saúde e fazer todos exames de prevenção.
Dr. Márcio Medeiros

Related Posts