Blog

A prevalência do Aneurisma de Aorta Abdominal

Bom dia! Hoje, vamos prosseguir tirando algumas dúvidas com relação ao “Aneurisma de Aorta Abdominal”! Você sabia quê, a prevalência do Aneurisma de Aorta Abdominal, vem aumentando nos últimos ano e atualmente sabemos que cada 100 pessoas, até 4 apresentam Aneurisma de Aorta Abdominal?
A história natural do aneurisma de aorta abdominal demonstra o aumento contínuo do diâmetro da dilatação culminando na maioria das vezes com ruptura seguida de morte. O risco de ruptura é proporcional ao diâmetro do aneurisma, com uma taxa anual de 0% para os aneurismas menores de 4 cm de diâmetro, 1% entre 4 e 4,9 cm de diâmetro, 11% entre 5 e 5,9 cm de diâmetro, e 25% ou mais para maiores que 6 cm de diâmetro.
A ruptura do aneurisma acaba com uma hemorragia fatal em cerca de 90% dos casos. Portanto, todos aneurismas que estão crescendo rapidamente ou que têm mais de 5 cm de diâmetro, devem ser considerados para tratatamento, devido ao risco de ruptura.
Atualmente pode-se realizar tratamento por via completamente endovascular – por meio de cateteres, stents ou endopróteses – sem a necessidade de incisões e da cirurgia convencional. Esta técnica menos agressiva, permite menores taxas de complicações, menor tempo de internação e retorno precoce para as atividades cotidianas.
Saiba mais em:
– www.marciomedeiros-al.com.br
– www.aortaabdominal.com
– www.endoprotese.com

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital