Blog

Aneurisma da Aorta: Um perigo silencioso

O aneurisma da aorta  é uma dilatação na maior artéria do corpo, que leva o sangue do coração até os membros inferiores. O que torna esse quadro tão perigoso é que ele não apresenta sintomas, crescendo lentamente até o ponto de romper, quando tem altas chances de causar óbito.

A principal causa do aneurisma na aorta é a aterosclerose, que nada mais é que o depósito de gordura na parede do vaso, levando a dilatação e obstrução. Isso pode ser causado principalmente por fumo, pressão alta e dieta rica em gordura. Outras doenças genéticas também podem causar o enfraquecimento da artéria e levar ao desenvolvimento do aneurisma.

Alguns aneurismas nunca chegarão ao ponto de se romper, mas quando o diâmetro dele chega a 5,5cm, os riscos já se tornam muito altos e a cirurgia é indicada. Além da tradicional cirurgia aberta, a cirurgia endovascular também apresenta resultados satisfatórios, com a vantagem de ser menos invasiva e possibilitar uma recuperação mais rápida.

Por ser uma doença que não apresenta sintomas, é importante realizar check-ups vasculares regularmente, principalmente se você apresenta algum fator de risco, como ter mais de 65 anos, ser ou ter sido tabagista, ter hipertensão e ter histórico de aneurisma na família.

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital