A correção de aneurisma de aorta torácica com implante de endoprótese endovascular é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que tem como objetivo normalizar o fluxo de sangue na aorta, portanto evita que ocorra contato do sangue com o saco que forma o aneurisma.
O rompimento do aneurisma no entanto, pode provocar um sangramento interno com alto índice de mortalidade.
Veja abaixo as recomendações para uso de endopróteses:
1 – Em pacientes com aneurisma da aorta torácica descendente com indicação de cirurgia, dar preferência à realização de cirurgia endovascular, em função da sua maior segurança e menor taxa de complicações quando comparada à cirurgia aberta.
2 – Em pacientes com dissecção de aorta do tipo B não complicada, pode-se dar preferência à realização do tratamento clínico.
3 – Em pacientes com dissecção da aorta torácica descendente do tipo B complicada por dor importante, dilatação da aorta, falta de circulação em alguns órgãos e crise hipertensiva grave, dar preferência à realização de cirurgia endovascular, considerando o caráter invasivo da cirurgia aberta.
Conclusão sobre a endoprótese para aneurisma de aorta
A cirurgia endovascular trás diversos benefícios aos pacientes, por exemplo a possibilidade de curto período de internação. Além disso, sem grandes cicatrizes!
Acompanhe minhas postagens através do meu instagram