Blog

150 casos de embolização de miomas uterinos

Embolização de miomas uterinos
Realizamos nosso 150º caso de embolização para tratamento de miomas uterinos

Realizamos nosso 150º caso de embolização para tratamento de miomas uterinos

Em 1995, Ravina e colaboradores observaram redução dos volumes de miomas de pacientes submetidas à embolização, especificamente para tratar miomas uterinos. Desde então, esta modalidade terapêutica se espalhou pelo mundo como opção de tratamento às pacientes que desejam preservar o útero.

Há pouco mais de 10 anos, realizamos o primeiro caso de embolização das artérias uterinas no Hospital do Coração de Alagoas. No transcorrer deste período, tratamos  150 mulheres que sofriam com a os sintomas provocados pelos miomas uterinos. Com o sucesso do tratamento, foi possível preservar o útero de cada uma destas mulheres, que voltaram a ter uma vida normal. O que mais nos entusiasmou neste período, foi receber visitas, fotos e mensagens de pacientes grávidas e com seus bebês, felizes por terem tido a oportunidade de serem mães. 

Embora a disseminação da informação desta modalidade de tratamento venha crescendo progressivamente, ainda é um procedimento pouco conhecido pelo público em geral e essa alternativa de tratamento muitas vezes não é oferecida as mulheres, fazendo com que acabem por ter seus úteros removidos cirurgicamente. 

Com a consolidação da embolização com o mais elevado grau de evidência científica como método de tratamento para os miomas uterinos, cabe a paciente em conjunto com seu médico, definir qual a melhor estratégia para seu caso específico. Com as informações veiculadas pelas sociedades de especialidades médicas e mídias, cada vez mais mulheres tem buscado opções para seu tratamento, sendo que a escolha individualizada dentre as diversas modalidades de tratamento, nos parece a melhor estratégia.  

Cique aqui para ver como é realizado o procedimento!

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital