Blog

Mioma: por que algumas mulheres têm sintomas e outras não?

Você já se perguntou por que algumas mulheres com miomas têm sintomas de sangramento, enquanto outras apresentam cólicas e outras são assintomáticas?

O mais frequente é a paciente não ter qualquer tipo de sintoma. Mas, a diferença entre sintomas de uma para a outra está muito relacionada à localização desse mioma.

Os miomas submucosos, que são aqueles que crescem para dentro da cavidade uterina, podem causar cólicas, mas o que chama mais a atenção é o sangramento aumentado, que pode durar dias. Durante a menstruação, o volume de sangue fica mais intenso e, em alguns casos, pode até ser ininterrupto.

Já quando o mioma é intramural, ou seja, está localizado dentro da parede do útero, o principal sintoma é a cólica intensa, que pode incapacitar a mulher para atividades do dia a dia devido à dor.

No caso dos miomas que crescem na parede externa do útero, os chamados subserosos, geralmente não há sintomas. Mas se eles crescem muito, pode haver compressão dos órgãos vizinhos ao útero, como o intestino (causando constipação) e a bexiga (resultando no aumento da necessidade de urinar).

Tratamento

O tratamento para miomas é indicado apenas quando há sintomas que prejudicam a qualidade de vida da paciente.

A embolização de mioma uterino é uma alternativa de tratamento à histerectomia (cirurgia de retirada do útero). Esse é um procedimento seguro, realizado em todo o mundo, sem cortes e com recuperação mais rápida que cirurgias tradicionais, onde tudo é feito por um pequeno acesso através do punho ou da virilha.

Veja como é feito o tratamento no vídeo abaixo:

 

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital