Blog

(Foto: Freepik)

Qual o melhor tratamento para varizes nas pernas?

(Foto: Freepik)

Quem tem varizes nas pernas sabe que elas causam muito desconforto, seja estético (afetando a autoestima), como também de saúde, já que nos casos mais graves podem resultar em úlceras varicosas.

Sabendo disso, qual o melhor tratamento para varizes nas pernas?

Bom, não existe o melhor tratamento, mas indicações diferentes para cada caso. Confira abaixo:

Casos leves

Em quadros leves, onde existem pequenos vasos de 1 a 2 milímetros de diâmetro, o tratamento pode ser realizado com aplicações de agentes esclerosantes. Nesta modalidade, o medicamento é injetado dentro do vaso a ser tratado, geralmente um capilar venoso ou uma veia de maior calibre, com objetivo de encolher ou causar uma trombose localizada, fibrose e obliteração dos vasos.

Assim, a circulação sanguínea daquele vaso é interrompida e, sem sangue circulante na região, as varizes perdem a coloração típica e se tornam invisíveis a olho nu.

Casos graves

Já nos casos mais graves, cirurgias podem ser necessárias, utilizando técnicas convencionais ou alternativas, como a utilização de laser ou radiofrequência. Estes dois últimos exemplos são realizados por meio de técnica minimamente invasiva, que já se mostrou altamente eficaz nos Estados Unidos e Europa, e tem se consolidado no Brasil.

Entre as vantagens desse procedimento está a rápida recuperação. Como não necessita de cortes, pois a técnica é realizada por meio de um pequeno cateter, o paciente pode voltar a sua rotina normal de dois a três dias após o tratamento.

Ou seja, gera menos trauma operatório quando comparado aos demais procedimentos, menos dor e hematomas, não cria cicatrizes, e apresenta melhor progressão e menor incidência (e gravidade) de complicações.

Em todos os casos, após o tratamento espera-se a melhora na aparência da região tratada, a diminuição da dor local e a redução do inchaço. Com a amenização dos sintomas das varizes, há um impacto positivo no bem-estar, na autoestima, na saúde e na qualidade de vida do paciente.

Copyright © 2023 Dr. Márcio Medeiros – Cirurgião Vascular em Maceió-AL | Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por afluir digital